Coordenação Motora Grossa

Coordenação motora é a capacidade apresentada pelo corpo de uma criança de realizar movimentos articulados entre si. Inconscientemente a criança ao realizar um movimento, integra partes do sistema nervoso, sensorial, esquelético e muscular, permitindo assim que ela domine seu corpo no espaço controlando seus movimentos. Podemos dividir a coordenação motora em grossa e fina.

As habilidades motoras finas estão relacionadas a movimentos coordenados entre olho e mão. As habilidades motoras grossas são definidas através da desenvoltura da criança em mover harmoniosamente os músculos do corpo e manter o equilíbrio, além de adquirir agilidade, força e velocidade em seus movimentos. Tem a ver a também com a mudança na posição corporal e na capacidade de manter o equilíbrio.

Monitorar as habilidades motoras grossas é muito importante durante todo o desenvolvimento infantil. Estas, são responsáveis por todas as ações que envolvem os músculos, referem-se a movimentos de grandes partes do corpo da criança, incluindo pernas, braços, cabeça, abdômen e costas, permitindo assim que a criança levante e sustente a cabeça, rasteje, levante, vire, ande, engatinhe, pule, mantenha o equilíbrio entre outras mais.

A motricidade também abrange a habilidade de uma criança em mover-se e deslocar-se, explorar e conhecer o mundo ao seu redor, experimentar todos os sentidos para processar e gravar informações sobre o ambiente aonde se encontra.

Desta forma, o campo das habilidades motoras está relacionado principalmente a todos os movimentos que a criança realiza de maneira coordenada com pequenos e grandes grupos musculares que permitem expressar as habilidades adquiridas nas demais áreas e constituem a base fundamental para o desenvolvimento da área cognitiva e da linguagem.

Exercícios para desenvolver a coordenação motora grossa:

• Pedir a criança que nomeie e encoste partes de seu próprio corpo, como, cabeça, testa, cabelo, olhos, boca, dentes, língua, nariz, queixo, partes do tronco, como peito, umbigo, costas, cintura, membros inferiores e superiores, como pés e mãos, cotovelo, palmas e dedos, sola do pé, calcanhar….
• Podemos variar esta atividade acima, gerando consciência do corpo do outro, pedindo que nomeie e aponte as mesmas partes do corpo, só que agora no corpo da mamãe ou papai ou irmãozinho/a ou amigo/a.
• Contornar a silhueta do corpo da criança em um papel grande e pedir que ela complete desenhando as partes do corpo, importante que ela possa se olhar no espelho para visualizar seu corpo.
• Subir e descer escadas.
• Andar sobre linhas retas, curvas, zigue-zague, onduladas… Todas devem estar desenhadas no chão.
• Dançar em diferentes ritmos.
• Brincar de marchar, ficar em um pé só, andar com pés em ponta, pular sem sair do lugar.
• Imitar sons e formas de andar dos animais da floresta, da fazenda e domésticos.
• Se arrastar no chão.
• Pular corda.

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