Como gerar um espírito criativo nas crianças

Durante os primeiros anos de vida de uma criança, a criatividade e a imaginação estão totalmente em evidência, o que é uma diversão garantida.

Eles irão te surpreender com a habilidade de rabiscar aleatoriamente uma folha em branco e contar uma enorme historia sobre o significado de seu desenho, que para vocês, pais, nada mais é do que um monte de rabiscos, mas para eles, é pura emoção. Podem surgir com ideias de que estão planejando uma viagem para a lua e te convencer disso rapidamente através do uso de sua imaginação. Podem também agarrar um esguicho e criar um dragão ou uma serpente e até mesmo te assustar como se água do esguicho fosse o fogo do dragão ou a língua da cobra. Realmente imaginação é tudo!

A brincadeira com o outro é realmente importante para as crianças porque lhes dá a chance de interagir, trabalhar em dupla, se revezar, poder conversar e trocar ideias com um adulto ou outra criança. Todas essas experiências caracterizaram-se como habilidades sociais, as quais eles vão usar para o resto de suas vidas.

Através da brincadeira livre, da criatividade e até mesmo da exploração ao manipular materiais que eles normalmente não podem ter em casa, a criança passa a exercitar diferentes habilidades, tanto motoras como linguísticas.

Crianças adoram escutar conversas de adultos e de outras crianças, assim eles aprendem novas palavras, que depois, sem eles mesmos se darem conta, farão parte de seu repertório. Todas essas experiências ajudam a construir seus próprios conceitos e dar-lhes autoconfiança.

Sabemos que as crianças que têm uma forte autoconfiança, aprendem mais, pois estão mais abertas a novas experiências e demonstram a vontade de participar porque se sentem bem consigo mesmas. Apresentam vocabulários mais ricos, habilidades sociais mais fortes, sabem como trabalhar dentro de um grupo, demonstram habilidades matemáticas e de pré-leitura mais fortes, dessa forma, tudo ajuda para que a aprendizagem aconteça de uma maneira mais prazerosa para a criança.

O poder da imaginação

Crianças são fáceis para inventar, criar e ficam muito felizes entrando no mundo da fantasia.

Essa imaginação é bastante poderosa quando se trata de aprender. A criança, usando o poder da imaginação, constrói habilidades verbais, sociais e de pensamento enquanto cria e narra cenários com brinquedos, blocos, bonecos e etc. Isso ajuda a aprender a resolver problemas, lidar com frustrações e preocupações. Da mesma forma, as atividades artísticas ajudam a construir habilidades motoras finas, aprender sobre cores e formas e expressar toda uma série de emoções.

Encorajando a criatividade

Nossa missão é nutrir e proporcionar caminhos que estimulem a criatividade das crianças.

Se seu filho/a irá ou não desenvolver uma paixão por artes no futuro, não sabemos, o importante é desde cedo estimular que tenham uma mente ágil que está sempre pronta para fazer perguntas e buscar respostas engenhosas.

Apenas de o suporte necessário, elogie e mostre um interesse genuíno nos esforços criativos deles. Forneça adereços e ferramentas simples e um lugar seguro para trabalhar, aonde eles estarão livres para fazer bagunça.

Você pode inventar junto, se envolver e montar projetos junto a eles se você quiser. Essa atitude de estar ao lado, demonstra afeto, gera segurança na criança e também a ajudará a aprender, por exemplo, a maneira correta de segurar um pincel ou amarrar um cadarço. Estes são exemplos que você poderá mostrar a maneira correta, mas lembre-se de nunca assumir o controle e jamais faça pela criança. Deixe-a tomar suas próprias decisões, mesmo que para você pareça não fazer muito sentido, para o seu filho/a, o processo é muito mais importante do que o produto final.

© 2018 Play2Grow – by TWM Digital